A frequência na qual deve realizar uma consulta de optometria depende da idade e condição de cada pessoa, porém, esperar muito tempo para ir ao médico não é recomendado para ninguém. Assim, o ideal é que todos os anos deva fazer um exame oftalmológico.
Existem diversas patologias do olho que passam despercebidas, pode sofrer de miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata ou glaucoma sem saber.
Assim, mesmo que não apresente nenhum desconforto, deve fazer check-ups regulares. O oftalmologista é o especialista indicado para fazer a avaliação, que, após o diagnóstico, informará com que frequência deverá repetir o teste.
A consulta de optometria
O exame oftalmológico completo permite verificar vários diagnósticos:
- Acuidade visual;
- Perceção de movimentos e luz;
- Amplitude do campo visual;
- Alinhamento ocular, se há alguma alteração caracterizada pelo desvio dos olhos;
- Inspeção externa, para detetar a possível presença de doenças das pálpebras e pestanas.
Assim, o exame é bem simples e não dói. Se precisar de corrigir algum problema, o oftalmologista calcula a graduação ou tratamentos necessários. Dependendo do motivo da visita, pode ser necessário dilatar a pupila com algumas gotas para detetar a doença com maior precisão.
Qual a melhor frequência para verificar a visão?
A frequência da consulta de optometria depende, principalmente, da idade e estado de saúde.
O primeiro controlo é realizado aos seis meses de vida. Se o desenvolvimento visual for normal, repete-se aos três ou quatro anos. A partir daí até os 18 anos, o check-up deve ser mensal para descartar problemas ou doenças congénitas.
Mas lembre-se, assim que sentir que a visão está diferente ou sente algum desconforto nos olhos, dirija-se ao médico. Quando não há sintomas ou problemas visuais, alguns especialistas aconselham fazê-lo segundo a idade:
- 20 aos 39 anos – a cada 5 anos;
- 40 aos 54 – a cada 2 a 4 anos;
- 55 a 64 – a cada 1 a 3 anos;
- A partir dos 65 anos – a cada 1 a 2 anos.
Exame oftalmológico em crianças e idosos
No caso de menores, o acompanhamento é fundamental para verificar se tudo está sob controlo. O fato de mãe e pai usarem óculos ou lentes de contacto desde muito cedo é um fator hereditário importante. Sendo assim, ainda mais importante verificar a saúde visual com frequência.
Nunca é demais tapar os olhos da criança ocasionalmente para ver a capacidade e saúde de cada olho. Pode ver bem num olho e não no outro.
Após os 40 ou 50 anos, um exame oftalmológico regular é igualmente importante. À medida que envelhece, novas patologias aparecem. Perceba se no momento de olhar para um livro ou telemóvel, precisa de esticar mais os braços para ver melhor. Este é um problema pode indicar o desenvolvimento de presbiopia. A alteração ocorre porque a lente do olho torna-se rígida a partir desta idade.
A partir dos 60 anos pode tornar-se nublado, determinando pela doença conhecida como catarata. Esta condição prejudica progressivamente a visão e o tratamento é geralmente cirúrgico, envolvendo a remoção da lente e a inserção de uma lente ocular artificial.
Caso ainda não tenha feito o exame completo, não adie mais! Agende uma consulta oftalmológica para si e os seus familiares no Oculista Afonso.