fbpx

Como escolher uma armação de óculos ideal para o seu rosto?

 

Existem no mercado diversos tipos de armações de óculos, projetadas para agradar a todos os utilizadores. A armação é a primeira coisa a escolher num par de óculos. Só depois de escolhida a armação de óculos se adaptarão as lentes à «moldura» escolhida. Para escolher a armação de óculos mais adequada deve ter em conta as suas feições e o tipo de lentes prescritas.

 

O que ter em conta na escolha de uma armação de óculos?

 

O primeiro fator é a graduação. Isto porque as lentes para ver ao perto são, por norma, mais espessas no centro, pelo que, nesses casos, é preferível escolher uma armação não muito alta nem muito larga. Se for demasiado larga, a armação vai ficar mais pesada, ficando desconfortável.

 

O segundo fator são os seus gostos pessoais e as caraterísticas da sua face. Aqui, já entramos no campo das preferências pessoais. No entanto, cada tipo de armação de óculos foi concebido para um determinado formato de rosto. Para isso, é melhor pedir a ajuda de um técnico da óptica onde for adquirir os seus óculos.

 

Tipos de armações consoante a forma do rosto

 

  • Rosto quadrado – neste caso, devem preferir-se armações redondas ou ovais, evitando ao máximo os aros retangulares ou os óculos atualmente na moda, sem armação.

 

  • Rosto redondo – aqui, o ideal é optar por armações retangulares, grossas em cima e estreitas em baixo, evitando, por sua vez, a armação de óculos

 

  • Rosto oval – o rosto oval é o mais fácil para se escolher uma armação de óculos, dado ajustar-se bem a quase todos os formatos e cores de armações existentes no mercado.

 

  • Rosto em forma de coração – para este formato de cara, o melhor são as armações redondas ou ovais, embora nalguns casos os óculos quadrados também possam encaixar bem.

 

Medidas das armações de óculos

 

Há várias medidas que influenciam a adaptabilidade e a forma de cada armação de óculos: a medida frontal, a altura e o comprimento das lentes, a distância da ponte e o comprimento das hastes. Cada uma delas contribui para dar a forma final aos óculos.

 

  1. Distância das hastes: esta distância é calculada tendo em contas as hastes completas, incluindo a curva.

 

  1. Medida frontal: esta é calculada entre as dobradiças dos óculos.

 

  1. Diagonal das lentes: trata-se da máxima distância dentro das lentes e é um valor detalhado na descrição das mesmas.

 

  1. Distância da ponte: é recomendável evitar pontes muito curtas para que a armação de óculos assente perfeitamente no nariz dos utilizadores.

 

Armações de Óculos em Castelo Branco

Para saber mais sobre o tema «armação de óculos em Castelo Branco», consulte um dos nossos assistentes

Partilhar:

Artigos Relacionados