fbpx

A Miopia depois dos 40 pode provocar Presbiopia?

 

A visão piora quando tenta esforçar a vista para ler? Tem problemas visuais, nomeadamente, miopia e tem mais de 40 anos? Estas são as principais causas do desenvolvimento da presbiopia. Esta doença ocular é predominante na população mais velha e começa a dar alguns sinais a partir dos 40/50 anos. 

A dificuldade em ver ao longe é corrigido com a utilização de lentes adequadas à graduação de cada olho. A miopia e a presbiopia são erros refrativos que podem acontecer quando existe alguma alteração na estrutura do olho. 

 

Presbiopia – Como se desenvolve?

A presbiopia provoca dificuldades em ver ao perto e pode ser originada devido ao cansaço visual. Esta faz parte de uma alteração fisiológica que decorre com o envelhecimento. A miopia pode provocar o aparecimento precoce de presbiopia, uma vez que, esta doença ocular diminui a flexibilidade do cristalino. 

O cristalino e a córnea são responsáveis pela refração da luz no olho e, em seguimento, por focar as imagens na retina. Para focar imagens a várias distâncias e ângulos, o cristalino necessita de se ajustar. Com o passar dos anos, pode acontecer uma perda da eficiência do cristalino, provocando assim problemas visuais.

Esta doença ocular é originada quando o cristalino perde a sua capacidade de flexibilidade. 

 

A Miopia e a Presbiopia estão relacionadas? 

A presbiopia pode manifestar-se independentemente do erro refrativo do paciente. Contudo, a miopia pode ser uma das principais causas do aparecimento da presbiopia. A miopia é uma consequência de um erro refrativo do globo ocular, em que as imagens são focadas incorretamente.

Os primeiros sintomas que alertam para a possibilidade de presbiopia são dores de cabeça recorrentes, cansaço visual, visão turva, visão fraca em condições que exigem maior esforço visual e a necessidade de maior intensidade de luz para ler. 

No entanto, caso apresente ou não sintomas, deve consultar um profissional. Estas doenças visuais são diagnosticadas facilmente e um diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficiente.

 

Tratamentos da Presbiopia

Existem algumas formas de tratar esta doença, contudo ainda não existe uma medida preventiva da mesma. No entanto, se o paciente já utiliza óculos graduados, é aconselhado a utilização de lentes progressivas.

A utilização de lentes progressivas é uma das formas de tratamento mais comuns entre os pacientes que sofrem desta doença ocular. Estas lentes são ideais para os pacientes que necessitam de focar imagens, tanto em longas como em curtas distâncias, ou seja, para quem sofre de miopia e presbiopia.

 

Agende a sua consulta de optometria no Oculista Afonso, os nossos profissionais estão ao seu dispor para esclarecer todas as suas dúvidas. Conheça o nosso facebook e envie-nos uma mensagem. 

 

Partilhar:

Artigos Relacionados