Ver televisão muito perto do ecrã afeta a visão? De certeza que quando era criança que já ouviu isto “não te sentes perto da televisão, faz mal aos olhos”. Mas será que isto é um fato ou um mito? Nós esclarecemos.
Fato ou Mito?
Avisamos desde que já que é mito, ver televisão perto do ecrã não provoca danos oculares, mas sim cansaço ocular.
Este mito é bastante associado às crianças, mas as crianças conseguem focar a pouca distancia sem causar cansaço ocular, o que já é diferente nos adultos. Esta capacidade é identificada também noutros objetos e atividades, como, por exemplo, a leitura.
Origem do Mito
Em 1968, a General Electric produziu um novo modelo de televisões a cores que emitia radiações mais elevadas do que os valores considerados seguros pelas entidades federais de saúde da altura. Perante esse modelo – que foi retirado do mercado – não era aconselhável estar muito perto da TV durante um longo período tempo. A radiação emitida era, na verdade, consideravelmente baixa – muito inferior até à que é utilizada num exame de raio-X comum. Esta questão da radiação não se coloca com os aparelhos modernos de televisão.
Atenção às Crianças
Apesar de não passar de um mito, deve estar atento ao comportamento das crianças. Caso o seu filho se sente frequentemente perto da tv, pode ou não ser um sintoma de um problema de visão. Assim, é importante que faça consultas regulares no oftalmologista.
A televisão pode ser uma fonte de entretenimento para muitas crianças. Mas em excesso pode retirar tempo de outra atividade como, dormir, exercício físico, brincar e fazer os trabalhos de casa. Há estuos que mostram que as crianças que passam muito tempo a ver tv têm maior probabilidade de ter excesso de peso, e dependendo do conteúdo, mais agressivas. O excesso de tv também está associado às notas baixas, problemas no sono e de comportamento.
Venha até ao Oculista Afonso e marque uma consulta com os nossos especialistas.